Sou aficionada por mitologia e sendo esse espaço bastante restrito procurei colocar o básico em mitologia.


MITO: conto popular ou literário que através de seres sobre-naturais, na maioria das vezes deuses e heróis, tentam explicar fenômenos e acontecimentos do cotidiano das pessoas.
Mitos são histórias da vida que buscam o sentido e a explicação da existência e de outras questões vivenciadas no dia-a-dia, representando os arquétipos.

Joseph Campbell, estudioso da mitologia mundial, nos ensina que:
"o mito é a abertura secreta através da qual as energias inesgotáveis do cosmos são lançadas nas manifestações culturais humanas" e "a função primordial da mitologia e do rito sempre foi oferecer símbolos que fazem progredir o espírito humano”.

O pensamento mítico teve início na Grécia, do séc. XXI ao VI a.c.. Nasceu do desejo de dominação do mundo, para afugentar o medo e a insegurança. A verdade do mito não obedece a lógica nem da verdade empírica, nem da verdade científica. É verdade intuída, que não necessita de provas para ser aceita. É portanto uma intuição compreensiva da realidade, é uma forma espontânea do homem situar-se no mundo.

Normalmente, associa-se, erroneamente, o conceito de mito a: mentira, ilusão, ídolo e lenda. O mito não é uma mentira, pois é verdadeiro para quem vive. A narração de determinada história mítica é uma primeira atribuição de sentido ao mundo, sobre o qual a afetividade e a imaginação exercem grande papel.

 

"O mito é o nada que é tudo.
O mesmo sol que abre os céus
É um mito brilhante e mudo".

Fernando Pessoa

 

 

 

 

Mitologia Africana

Mitologia Celta

Mitologia Egípcia

Mitologia Greco - Romana

Mitologia Hindu
   

 

 

 

 

 

 

 

Tubes: KSC
Wav: CD Best of Solitudes - Nocturne in B Flat Minor

 

 

 

 

Voltar