Filho de Shiva, com cabeça de elefante, é talvez o deus mais popular. Sábio, ponderado e bem versado nas escrituras, é invocado pelos crentes antes de qualquer empreendimento para assegurar seu êxito.
É a Sabedoria divina que a todos guia e dá liberdade, prosperidade e triunfo.


Ganesha - ou Ganesh - é o deus do sucesso e superação de obstáculos, mas é também associado com a visão, aprendizado, prudência e força. Como deus do sucesso, seu nome é invocado no início de um evento importante. Como removedor de obstáculos, ele é invocado ao começo de qualquer jornada, casamento, ritos religiosos, construção de casas, a escrita de um livro ou mesmo uma carta. Há dois mitos sobre seu nascimento e como ele se veio a ter a cabeça de um elefante. Um mito relata que sua mãe, Parvati, deu à luz quando seu marido, Shiva, não estava em casa.


Como Shiva foi a um retiro para meditação e não tinha previsão para voltar, Parvati determinou que Ganesha - ou Ganesh - aguardasse e não deixasse ninguém entrar no quarto. Mas depois de algum tempo Shiva chegou e quando ele tentou entrar, a criança se recusou a deixá-lo entrar. Isto irou Shiva, que cortou a cabeça da criança. A tempo de desfazer seu engano, Shiva prometeu a Parvati que se ela colocasse a cabeça de qualquer pessoa ou coisa que atravessasse seu caminho rapidamente no dia seguinte, a criança voltaria a viver.


A primeira personalidade que deve ter passado por ela provavelmente foi um elefante. Shiva decepou sua cabeça e colocou-a no pescoço da criança ferida. Outra versão diz que Parvati foi presenteada com um lindo filho, e todos os deuses foram admirar o filho de Shiva e Parvati. Todos se admirararam, exceto Shani, porque qualquer ser que ele olhasse seria queimado. Mas Parvati insistiu para que Shani olhasse e admirasse seu filho. Mas tão logo ele o fez, a cabeça de Ganesha se queimou.

 


O Simbolismo de Ganesh/Ganesha


Grandes orelhas: ouça mais.
Grande cabeça: pense grande.
Olhos pequenos: concentre-se.
Boca pequena: fale menos.
Machado: corta fora todas as ligações acessórias.
Mão em posição de bênção: bênção e proteção para o caminho espiritual supremo.
Grande estômago: digestão pacífica de todo o bem e mal na vida.
Corda: Colocar você mais próximo de sua maior vitória.
Uma presa: reter o bem, descartar o mal.
Tromba: grande eficiência e adaptação.
Rato: desejo. A menos que, sob controle, pode causar frustração, você deve segurar o desejo e mantê-lo sob controle e não permitir que ele controle sua vida.
(Site Amor Cósmico)


Fonte: O livro de ouro da mitologia: a idade da fábula: histórias de deuses e heróis/
Thomas Bulfinch – Rio de Janeiro: Ediouro, 2000.
 

 

 



Misted: Corinne Vicaire
Tube: Isa54
Wav: Flute Instrumental - Tu Rangai Jaane Rangama

 

 

 

 

Voltar