O Gordo e o Magro

 

De 1926 a 1950, o norte-americano Oliver Hardy e o britânico Stan Laurel formaram a mais famosa dupla cômica do cinema: o Gordo e o Magro.

Oliver Hardy em 1921, contracenou pela primeira vez com Stan Laurel em "Lucky Dog", mas ninguém notou a possibilidade de formarem uma dupla de grande sucesso e Oliver continuou fazendo papéis menores. Os dois só voltaram a trabalhar juntos cinco anos depois. (...).

Em 1926, o diretor Leo McCarey, dos estúdios de Hal Roach, convenceu Stan e Oliver a trabalharem juntos e já no ano seguinte realizaram treze comédias de sucesso. Com um humor inteligente e visual, em 1929 a dupla entrou sem problemas no cinema falado. Em 1940, terminaram a sociedade com Hal Roach e trabalharam para grandes estúdios, como Fox e Metro. (...).

 

 

Pararam de filmar em 1945 e fizeram duas turnês pela Inglaterra com um show. Em 1950, voltaram às telas numa co-produção franco-italiana chamada Atoll K (lançado nos EUA como "Robinson Crusoeland", e mais tarde relançado como "Utopia" ). No Brasil, teve outros dois títulos: "O Paraíso dos Malandros" e "A Ilha da Bagunça". Contudo, não tiveram sucesso. (...).

 

 

(...) Oliver faleceu em 7 de agosto de 1957, de um ataque cardíaco. Suas cinzas foram depositadas em Hollywood.
Stan prometeu nunca mais aparecer nas telas, limitando-se a escrever textos, roteiros e peças humorísticas até morrer, em 23 de fevereiro de 1965.

 

 

 

Stan Lauren recebeu em 1963 o Oscar honorífico por sua contribuição ao cinema.

 

 

 

Imagens: Retiradas da NET
Wav: Tema do Gordo e o Magro
Texto: UOL Educação: Página 3 Pedagogia & Comunicação
 

 

 

 

 

Voltar