Coração Valente

 

Título Original: Braveheart
Gênero: Épico
Ano de Lançamento (EUA): 1995
Direção: Mel Gibson
Roteiro: Randall Wallace
Produção: Bruce Dave, Mel Gibson e Alan Ladd Jr.
Música: James Horner
Direção de Fotografia: John Toll
Desenho de Produção: Thomas E. Sanders
Direção de Arte: Ken Court, Nathan Crowley, John Lucas e Ned McLoughlin
Figurino: Charles Knode
Edição: Steven Rosenblum

 

 

"Todo homem morre, mas nem todo realmente vive."

 

Elenco

Mel Gibson .... William Wallace
Patrick McGoohan .... Rei Eduardo I de Inglaterra
Catherine McCormack .... Murron MacClannough
Sophie Marceau .... Princesa Isabel de França
Angus Macfadyen .... Robert de Bruce
Brian Cox .... Argyle Wallace
Gerda Stevenson .... Tia MacClannough
Peter Hanly .... Edward, Príncipe de Gales

 

 

Coração Valente foi sucesso de público e de crítica. É muito envolvente, deixando o público grudado na tela o tempo todo.
Mel Gibson vive William Wallace, um camponês escocês que, quando criança, viu seu pai e irmão assassinados por soldados ingleses, ficando sob os cuidados de seu tio (Brian Cox), que o transforma em um homem culto e honrado.

 

 

Anos depois, Wallace retorna à sua terra natal, onde reencontra uma antiga paixão (Catherine McCormack), com quem se casa secretamente, para impedir que a noiva seja obrigada a passar sua noite de núpcias com o nobre local, e tenta viver em paz.

 

 

Mas os ingleses voltam, e assassinam sua esposa na tentativa de pegá-lo, mas não conseguem. A partir daí, William começa uma jornada de vingança, em busca da liberdade da Escócia.

 

 

 

Mas, mesmo com o apoio de seu povo, Wallace terá de enfrentar Edward Longshenk (Patrick McGoohan), o cruel rei inglês, que faz de tudo para manter seus domínios e acabar com o revolucionário.

 

   

 

Com o passar do tempo e com um acúmulo das conquistas a figura do bravo guerreiro vai se tornando cada vez mais mitificada, o que o ajuda a agregar cada vez mais guerreiros ao seu exército.

 

 

 

Contexto Histórico:

O filme retrata a figura histórica de William Wallace, guerreiro, patriota
escocês e herói medieval. A ação situa-se em finais do século XIII, tempo em que os rebeldes escoceses lutavam contra o domínio do rei inglês Eduardo I.
Quando criança, assistiu à morte de seu pai pelo exército inglês. William é acolhido por um tio que lhe dá uma educação esmerada e erudita.
Depois de percorrer o mundo, volta à sua Escócia natal e apaixona-se por uma jovem camponesa. Para escapar à deliberação real de que um senhor feudal inglês tinha direito a dormir com uma noiva no dia do seu casamento (direito de prima nocte), contraem matrimónio secretamente. Contudo, a sua mulher é morta por um nobre inglês e, no decorrer da vingança, Wallace assume o comando de um pequeno exército de camponeses com o intuito de lutar pela soberania da Escócia. Chega mesmo a derrotar o poderoso exército inglês na Batalha de Stirling Bridge, mas fracassa em conseguir o apoio dos nobres líderes dos clãs escoceses mais interessados em manter as suas regalias junto da coroa inglesa.

 

 

Apesar da ajuda da Princesa Isabelle, nora do rei inglês, Wallace é traído pelos nobres escoceses e é aprisionado pelos ingleses. É torturado e executado em praça pública sem nunca renegar a legitimidade da sua luta.

 

 

Estátua em homenagem a William Wallace no
Castelo de Edinburgh na Escócia

 

 

 

Obteve 10 indicações ao Oscar de 1996, ganhou 5.


Melhor Filme
Melhor Diretor - Mel Gibson
Melhor Edição de Som (efeitos sonoros)
Melhor Maquiagem
Melhor Fotografia - John Toll
 

 

 

 

Imagens: Retiradas da NET
Texto sobre o filme: Alice Martins
Contexto Histórico: Adptado
Wav: Tema do Filme
 

 

 

 

 

Voltar